quinta-feira, novembro 05, 2009

Cinema: semana de 29/10 a 04/11

Esta semana fui ver "Os Substitutos" e "Michael Jackson's This Is It".

"Os Substitutos" é um thriller de ficção com Bruce Willis no principal papel.
Os agentes do FBI (Bruce Willis e Radha Mitchell) investigam o misterioso assassinato de uma estudante universitária, relacionado com o homem que ajudou a criar um fenómeno de "substituição" tecnológico que permite às pessoas comprar perfeitas versões robóticas de si próprias - máquinas aptas e bem-parecidas, controladas por telecomando, que posteriormente assumem as suas vidas - possibilitando a cada um desfrutar a vida, indirectamente, através do conforto e segurança da sua casa. O homicídio desencadeia uma investigação para obter respostas: num mundo de máscaras, quem é real? E em quem é que se pode confiar?
Neste regresso de Bruce Willis a filmes do género, temos um argumento que prometia mas que não conseguiu satisfazer o espectador na sua plenitude. O argumento de facto parecia interessante e no final não se pode dizer que seja mau. No entanto, faltou algo que tornasse a história um pouco mais interessante. Os actores, de uma forma geral, têm uma boa interpretação e as cenas de acção não estão mal filmadas nem encenadas. O filme até tem ritmo e consegue entreter. Está tudo no nível da razoabilidade.
Classificação: 7


"Michael Jackson's This Is It" é um documentário com Michael Jackson.
"This Is It" é o resultado de uma selecção entre mais de 100 horas de imagens inéditas dos ensaios para a Tournée que Michael Jackson faria na O2 Arena, em Londres, e que decorreram entre Março e Junho de 2009 no Staples Center, em Los Angeles, e no The Forum, em Inglewood, Califórnia. O filme oferece a possibilidade de ver e ouvir Jackson de uma forma privilegiada e privada, num olhar exclusivo sobre os bastidores destes ensaios, que incluem diversas músicas do artista.
Nunca fui um grande fã de Michael Jackson. No entanto, é indiscutível a marca que deixou no mundo da pop a nível mundial. Um artista por excelência, com tudo o que isso trás de positivo e negativo. Mas vamos ao filme. Michael Jackson merecia algo mais. Neste filme o realizador apenas se preocupou em "atirar-nos" as várias imagens dos vários ensaios de Michael para cada música. É pena. Não se viu quase nada de Michael Jackson para além de algumas (poucas) intervenções nos ensaios e muita dança. Um filme que mostrou muito pouco ou mesmo quase nada de Michael Jackson, para além do que toda a gente já sabia: o fantástico dançarino que era. Fora isso, foram apenas várias imagens de algumas músicas que compuseram o seu reportório ao longo da vida. Em suma, um documentário muito pouco documentado mas é sempre interessante reviver as músicas do rei da pop.
Classificação: 6


Hoje estreiam 5 filmes:
  • "Os Irmãos Bloom", um thriller com Rachel Weisz, Adrien Brody e Mark Ruffalo.
  • "A Maldição de Molly Hartley", um drama de terror.
  • "Step Up 2", um filme romântico cheio de dança hip-hop.
  • "New York, I Love You", um drama romântico que tem a particularidade de ter tido 10 realizadores e um naipe de actores muito conhecidos tais como Shia LaBeouf, Bradley Cooper, Natalie Portman, Orlando Bloom, Hayden Christensen, Ethan Hawke, Chris Cooper, Maggie Q ou Andy Garcia.
  • "Ruas da Amargura", um documentário português.

"Os Irmãos Bloom" parece-me ser um bom filme. Pena é que não tenha vindo para Braga.

Bom cinema ;)

Sem comentários: